IV Seminário Voz e Cena

O IV Seminário Voz e Cena é um encontro de professores pesquisadores de voz, pertencentes a universidades brasileiras que possuem cursos de teatro, teve seu início em 2011 quando alguns profissionais da voz levantaram a necessidade de aproximação entre os professores de voz para atores, para poderem trocar experiências sobre práticas e poéticas da voz.

Leia mais...

I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS E DO DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS DO IFAC/UFOP

O I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Artes Cênicas do IFAC/UFOP tem por objetivo divulgar, aprimorar e promover trocas entre pesquisas no campo das Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto. O Seminário se realizará de 08 a 12 de setembro de 2014 em Ouro Preto-MG. Fique atento à programação em breve.

O Performator e a Presença Cênica

Como fazer para manter viva a presença cênica, sem se deixar levar pela vaidade? Pensar e experenciar a presença cênica é ritualizar o instante e torná-lo vivo durante o acontecimento cênico.

Venha participar dessa experiência que se faz presente na cena contemporânea entre as fronteiras do ator e do performer, entre o real e o ficcional, entre o texto cênico e o texto dramático.

Leia mais...

Núcleo de Pesquisas Sobre Som e Movimento

O professor Ernesto Valença convida os alunos interessados a integrar o núcleo de pesquisas que irá investigar a relação entre música eletroacústica e corpo em movimento. O núcleo se reunirá todas as sextas-feiras, às 13:00h. O início das atividades, com a apresentação da proposta de trabalho, acontecerá

 

DIA 09 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

ÀS 13:00H

NA SALA PRETA - 15 DO DEART

Minicurso de Dramaturgia do Ator com Técnicas de "Commedia Dell'Arte"

Commedia dell'Arte interessa hoje como horizonte técnico e espaço de experimentação, onde os atores são autores junto ao público, que se apaixona e torce como em um jogo esportivo. Um jogo vivo, cujos atores conhecem tão bem as regras que podem reinventá-las a cada instante, improvisando.

Leia mais...